quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Comidas que devemos deixar longe de nossos Pet’s agora no final do ano.



Nesta época do ano é comum reunir a família para festejar o Natal e Ano com muita comida e bebida e é natural que nossos amigos de quatro patas queiram participar da festa. Mas, infelizmente, existem riscos potenciais entre as guloseimas saborosas. Não tenha medo de pedir aos convidados que não deem guloseimas ao seu cão
Alguns alimentos são particularmente perigosos para os cães e nunca devem ser compartilhados.
Carne com Ossos ou Espetos
A carne que é cozida com os ossos no lugar ou nos espetos não deve ser dada diretamente ao seu cão. Os ossos e espetos podem ficar alojados dentro da garganta ou, se engolidos, podem causar complicações gastrointestinais com risco de vida, incluindo obstrução e perfuração. Se você suspeitar que seu cão tenha ingerido um osso ou espeto, entre em contato com seu veterinário ou procure atendimento de emergência.
Uvas e Passas
Muito comum nas refeições de final de ano e embora sejam deliciosas, elas nunca são seguras para compartilhar com seu cão. Tanto as uvas como as passas são altamente tóxicas para os nossos companheiros caninos e podem causar insuficiência renal aguda e até a morte. Se o seu cão ingeriu uvas passas e você perceber alguma reação diferente procure imediatamente um veterinário.
Cebolas
As cebolas são ótimas para temperar vários pratos, mas certifique-se de que elas permaneçam fora do prato do seu cão. As cebolas contêm uma substância tóxica que pode causar danos aos glóbulos vermelhos do seu cão e levar à anemia. Se seu cão ingerir cebolas e tiver complicações, entre em contato com seu veterinário ou procure atendimento de emergência.
Milho
O milho é um componente nutritivo de muitos alimentos para cães comerciais e é um deleite fantástico para compartilhar com seu cão com moderação. O milho não deve ter qualquer óleo ou tempero - o sabor doce é um tratamento suficiente. No entanto, o miolo deve ser cortado da espiga e a espiga em si nunca deve ser dada a um cão. O maior risco é asfixia; se o seu cão conseguir engolir uma porção da espiga, ele pode ficar alojado dentro do intestino e causar um bloqueio, que é uma emergência médica. 
Alimentos com alto teor de gordura
Cortes de carne com alto teor de gordura, como bifes e costelas, não devem ser consumidos por cães. Essas carnes podem contribuir para problemas de peso e condições relacionadas à obesidade, como artrite e pancreatite. Alimentos ricos em gordura são a causa número um de pancreatite, uma inflamação dolorosa e potencialmente fatal do pâncreas. Se o seu cão conseguiu roubar um alimento com alto teor de gordura, monitore-o atentamente quanto a sinais de pancreatite, como vômitos, diarréia, dor, mordidas no abdômen, inquietação, perda de apetite ou fraqueza. Se você suspeitar de pancreatite, procure atendimento imediato.
Chocolate
Seja na forma de biscoitos, bolo ou sorvete, o chocolate é um final doce para qualquer refeição. Apenas certifique-se de manter esta indulgência longe de qualquer hóspede de quatro patas, pois o chocolate é tóxico para os cães. O chocolate contém cafeína e teobromina, o que pode levar a complicações cardíacas e do sistema nervoso. O perigo do chocolate depende do tipo de chocolate ingerido, bem como do peso corporal do seu cão. O pó de cacau é o mais perigoso, enquanto o chocolate ao leite é menos tóxico e o chocolate branco é o menos preocupante. Quanto menor o cão, menor a quantidade que ele tem que comer para que ocorra toxicidade. Se você suspeitar que o seu cão tenha ingerido algum chocolate fique atento.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Como proteger seu cão contra os fogos de artifícios de fim de ano.



Quem tem cachorro em casa sabe o desespero que os cães passam na virada do ano, os barulhos dos fogos de artifícios causam pavor e em alguns casos podem ocasionar sérios problemas aos peludos.
O motivo disso é a sensibilidade que os bichinhos têm de audição, diferente de nos seres humanos que já nos adaptamos psicologicamente desde criança que este período é um momento de festa e já temos a certeza que irá ocorrer uma bateria de fogos. Os cães não têm essa mesma percepção que nos, por isso apresentam reações de medo e pavor.
Diante disso existem alguns métodos que podemos fazer em casa para amenizar e deixá-los mais seguros.

·         Algodão no ouvido.
Tente abafar o som dos fogos colocando um tampão de algodão no ouvido de seu Dog, mas cuidado para não colocar muito lá dentro para não machuca-lo, caso o cão seja um pouco agressivo essa ideia não irá colar.

·         Acostume o cão com barulhos altos.
Já sabemos que seus ouvidos são bem sensíveis, e que os barulhos dos fogos representam para eles uma ameaça, então que tal ir acostumando o cão com barulhos? Pegue o celular e coloque perto dele barulhos de fogos bem alto, mas sempre ao lado dele acariciando, tente tranquilizar ele diante de toda a barulheira, ofereça seu petisco favorito, faça isso por vários dias.

·         Prepare um esconderijo para ele.
Deixe um cantinho bem confortável, se possível em um ambiente fechado onde consiga abafar um pouco do barulho para ele se esconder lá no momento dos fogos.

·         De muito carinho a ele nesse momento.
Essa dica vale se você estiver ao lado dele, é a melhor de todas. A bateria de fogos dura em média de 15 a 20 minutos, neste período fique ao lado de seu cão, mostre que você está ali para proteger ele e que nada de ruim irá acontecer.

Outras dicas importantes:
·         Não deixe o animal amarrado.
·         Se tiver mais de um cachorro, fique atento a brigas neste momento de estresse.
·         Tome cuidado com o portão da casa, nesse momento o cachorro pode tentar fugir
·         Não deixe o cão perto de escadas



terça-feira, 11 de dezembro de 2018

4 Sinais que mostram se seu cão esta entediado.



Os cães tornam nossas vidas mais ricas, proporcionando muita diversão e entretenimento a cada dia. Eles se aconchegam conosco durante o horário de TV, nos mantêm ativos, insistindo em passeios diários e nos fazem rir com suas peculiaridades. Mas muitas pessoas não percebem que nossos amigos caninos também precisam de entretenimento e estímulo mental.
Lembre-se de que os cães são criaturas inteligentes e sociais. Embora eles possam gostar de ficar no sofá por uma boa parte do dia, eles também precisam de outras atividades para mantê-los felizes e mentalmente aptos. Quanto mais inteligente e mais ativa sua raça, mais atividades ele precisa.
Portanto, se você tem um Border Collie ou um Dobermann, espere passar uma parte significativa do seu dia mantendo seu Dog envolvido em jogos produtivos, ou outras formas de exercício para manter a paz no lar. Se você tem um Chihuahua ou um Pug seu trabalho será um pouco mais fácil, mas até raças menores e menos ativas precisam de mais do que uma cama e uma tigela de comida para fazê-los felizes.
Com isto em mente, aqui estão alguns sinais reveladores de que seu cão pode estar entediado e precisando de algo para fazer.
Escavação
Cavar buracos no quintal é um comportamento incomodo comum com o qual muitos proprietários lutam, especialmente com cães que passam muito tempo no quintal. Claro, é possível que seu filhote escute toupeiras ou outros animais debaixo da grama, especialmente se você tiver um Terrier ou outra raça que goste de procurar presas. Mas em muitos casos, a escavação excessiva é um efeito colateral de ficar preso no quintal sem nada melhor para fazer.
Mascar
Mastigação destrutiva (muitas vezes em rodapés, móveis ou pertences do proprietário) é outro problema comum que muitas vezes está relacionado ao tédio. Para um cachorro, estabelecer-se para uma boa sessão de mastigação é semelhante a nós pegando um livro ou um jogo de palavras cruzadas para relaxar e passar o tempo.
Comportamentos de busca de atenção
Muitos cães importunam seus donos latindo, choramingando ou enroscando-os por carinho ou atenção. Ou seu filhote de cachorro pode lhe trazer repetidamente um brinquedo ou uma bola para jogar enquanto você está tentando relaxar.
Comportamentos Repetitivos
Cães que estão entediados podem se envolver em comportamentos repetitivos sem propósito aparente, como andar de um lado para o outro ao longo de uma cerca, lamber suas patas ou perseguir suas caudas. Em alguns casos, esses comportamentos podem cruzar a linha e se tornar um problema de saúde mental que requer intervenção profissional. Se você tiver dificuldade em interromper o seu cão quando ele estiver fazendo essas coisas, ou se eles estiverem interferindo nas atividades diárias normais, converse com seu veterinário imediatamente! Mas se ele só se engaja nesses comportamentos quando não há mais nada acontecendo, ele pode simplesmente precisar de uma saída melhor para sua energia.
Se seu filhote está ficando louco, o que você pode fazer para ajudar? As melhores atividades para o seu cão dependerão da sua personalidade específica e nível de energia, mas aqui estão algumas ideias para você começar.
·         Leve o seu cão para pelo menos uma longa caminhada por dia (30 minutos ou mais). Se você puder, tente encontrar uma área tranquila onde ele possa andar e cheirar.
·         Inscreva-se para uma aula semanal de treinamento. Muitos cães gostam de atividades como agilidade, obediência, caça aos estábulos ou bola voadora. Veja o que está disponível em sua área e experimente!
·         Se seu cão é amigável e social com outros cães, considere a possibilidade de experimentar uma creche, mas é claro se tiver uma boa perto de você e o preço for acessível.

·         Alimente seu cão com brinquedos de jogos interativos. Muitos cães apreciam o jogo de trabalhar o brinquedo para conseguir a comida e, como bônus, ele os mantém ocupados enquanto você lava a louça ou assiste à TV.
Com um pouco de pensamento e criatividade, você pode fazer algumas mudanças fáceis em sua rotina diária para ajudar seu cão a tirar o máximo proveito da vida.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O que a cauda do seu cão esta te dizendo ?



A cauda de um cachorro pode revelar algumas informações. È apenas uma parte da linguagem corporal do cão que devemos prestar a atenção. A cauda pode nos dar informações sobre o estado emocional e as motivações do animal. O abanar é uma das posturas de cauda mais comum, quando os cães abanam o rabo, é uma forma de comunicar suas emoções e estado mental, uma cauda abanando indica que um cachorro está excitado, mas não necessariamente em um bom sentido.
Ao contrário da crença popular, quando o cão abana a cauda nem sempre é um convite amigável para acariciar ou brincar. Um rabo abanando indica uma vontade de interagir, pode ser amigável ou hostil e até mesmo agressiva.
Interpretando a Linguagem Corporal do Cão

Ao tentar entender o abanar da cauda de um cão ou a postura da cauda, ​​é vital observar o movimento da cauda ou o posicionamento em conjunto com outros sinais comportamentais.
Uma cauda solta e abanada, junto com uma postura corporal e bumbum relaxado, é frequentemente um sinal de que o cão está feliz e acessível, mas o movimento da cauda não pode ser generalizado ou visto separadamente. A cauda deve ser interpretada junto com o resto do corpo.
Um rabo duro e alto geralmente é um sinal de alerta para ficar longe, quando a cauda do cachorro está rígida, de pé é um cão agressivo, se você está olhando para ele de frente dá a impressão que o rabo dele está saindo da cabeça.
As orelhas de um cão também ajudam a sinalizar o humor em geral. Você pode muito mais facilmente avaliar o humor de um cão pelo rabo e pelas orelhas, suas orelhas estão puxadas para trás? Ele provavelmente está com medo. Suas orelhas estão para frente? Ele está interessado.
Um cão medroso costuma enfiar o rabo entre as pernas, se você ver esta posição da cauda, ​​é importante dar ao cão algum espaço.
Um cão com medo, cuja cauda está para baixo ou dobrada em resposta a uma pessoa que se aproxima, não deve ser abordado ou tocado por essa pessoa, cães cujos sinais de alerta ou posturas de medo não são respeitados podem recorrer à agressão defensiva, especialmente se se sentirem encurralados.
Além da postura da cauda existem ​​outros sinais de medo e agressividade que sao:
·         Orelhas para traz, frente, lado.
·         Escondendo ou recuando
·         Tremor
·         Evitando contato visual direto
·         Lambendo o lábio
·         Bocejando
·         Testa franzida
·         Ofegante
·         Ritmo e inquietação
·         Não seguindo ordens
·         Rosnando e mordendo
Prestar atenção a todos esses sinais de alerta de comportamentos de cães podem ajudar os pais dos animais a interpretar como seus cães estão se sentindo e agir de maneira apropriada.
Entender a linguagem corporal canina é essencial para comunicar e decifrar as motivações do seu animal de estimação, bem como para saber quando o comportamento do seu animal se desvia do normal.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

5 Razões para escovar os dentes de seu cão.




Muitos pais de animais de estimação sabem que devem escovar os dentes de seus cães, mas poucos sabem o quanto é essencial essa tarefa diariamente, para manter seus peludos felizes e saudáveis.

Aqui vai 5 razoes para começar hoje essa higiene essencial.

1-      Prevenir o aumento do tártaro

Assim como nos humanos, a placa se forma ao longo da linha da gengiva e entre os dentes dos cães. Ração dura e brinquedos de morder ajudarão a remover essa placa, mas não tão bem quanto escovar os dentes.
O tártaro é carregado com bactérias, e a boca é o ambiente perfeito pois é quente e úmido. E perigoso, pois a bactéria está em contato direto com a corrente sanguínea do animal através das gengivas.

2-      Para melhorar o seu hálito

O mau hálito é uma combinação de partícula de alimentos que ficam presas entre os dentes, causando bactérias e inflamação. Escovar os dentes de seu cão, reduz as bactérias e ajuda a prevenir a formação de placas, o que por sua vez diminui o mau hálito.

3-      Para prevenir doenças da gengiva

Mais de 70% dos cães com mais de 2 anos possuem alguma inflamação na gengiva. Embora possa ser comum pode se tornar uma doença grave, pois as bactérias podem causar uma infecção deixando as gengivas inchadas, dentes soltos, perda óssea.

4-      Para procurar traumas

Uma das vantagens da higiene bucal regular é que você pode notar dentes soltos, dentes lascados ou quebrados, sangramentos, dor, tumores na gengiva ou língua, ou até mesmo objetos estranhos presos entre os dentes.

5-      Para prevenir condições medicas graves

Os problemas dentários podem causar vários outros problemas se não forem abordados. Por exemplo, seu animal pode parar de comer, parar de se exercitar e brincar devido a dor de dente.
Os tártaros contem grandes quantidades de bactérias, que podem ser transportadas através do sangue para o coração e eventualmente causar doenças cardíacas. Em menor grau pode ocasionar problemas para outros órgãos como fígado e rins.


terça-feira, 4 de dezembro de 2018

4 Fatos sobre os Pug's



Infinitamente encantador e notoriamente adorável, os Pugs são uma das raças de cães mais populares no mundo. Pensando em adicionar um desses filhotes adoráveis ​​para sua família? Aqui estão quatro coisas que você deve saber sobre os Pugs:
Eles são historicamente amigáveis
Embora extremamente popular nos tempos modernos, o Pug é na verdade uma raça antiga com um pedigree de 2.000 anos de idade. Originalmente criados como companheiros para os imperadores chineses, os animais de estimação bem-humorados foram adotados pela realeza da Holanda.
Eles são grandes animais de estimação da família
Os Pugs são ótimos animais de estimação para as famílias de todas as formas e tamanhos. Eles se sentem felizes em morar no campo ou na cidade, com crianças pequenas ou ao lado de idosos, em casas ou apartamentos. Pugs são conhecidos por serem muito carinhosos, descontraídos, brincalhões e dedicados à sua família.
Embora os Pugs possam ter um pouco de teimosia, eles tendem a ser suaves e tolerantes na maioria das vezes, seus temperamentos podem variar, como acontece com qualquer cachorro, mas eles são bons cães para se ter na família.
Eles gostam de uma boa excursão
Os Pugs são surpreendentemente atléticos. Por mais que desfrutem de um bom cochilo, esses cães alegres e brincalhões exigem quantidades moderadas de exercícios regulares para se manterem saudáveis ​​e felizes. Os pugs são braquicefálicos, o que significa que têm rostos curtos e achatados que não são ideais para respirar, por isso é essencial monitorá-los de perto os seus sinais de superaquecimento, mesmo em dias frios, correm o risco de sofrer insolação.
Eles têm problemas de saúde específicos para raças
O rosto achatado da assinatura do Pug causa alguns problemas de saúde que os adotantes em potencial devem ter em mente. Como outras raças braquicefálicas, os Pugs são vulneráveis ​​a problemas respiratórios - especialmente em climas quentes e úmidos, e correm risco de complicações com anestesia. Eles também são suscetíveis à obesidade, olhos secos e úlceras de córnea.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

5 Sinais que podem mostrar que o seu Pet esta com dor.



Existem muitas razões para que os seus animais de estimação em casa sintam dor, pode ser um osso quebrado, uma lesão muscular ou ligamentar, uma dor de dente, um problema gastrointestinal ou até mesmo um câncer.

Já que nossos companheiros peludos não podem nos dizer exatamente o que está acontecendo, devemos sempre observar algumas pistas que eles nos deixam para que possamos identificar a origem dessa dor, mas sempre é recomendado levar ao seu veterinário de confiança.
Aqui estão os sinais mais comuns de dor em cães e gatos:
1-Mancando
Se você observar o seu cão ou gato subitamente mancando pode ser uma indicação de dor que pode ser um osso quebrado, uma tensão muscular, câncer ósseo, uma ruptura do ligamento, certas doenças transmitidas por carrapatos ou até mesmo um espinho entre os dedos dos pés.
Se o desconforto persistir ao longo de 24 horas, recomenda-se uma consulta veterinária. Um veterinário pode realizar um exame físico para determinar a origem da dor e pode recomendar raios-x para avaliar os ossos e estruturas dos tecidos moles do corpo do seu animal de estimação.
2-Vocalização
Um animal dolorido muitas vezes vocaliza para indicar desconforto, pode ser um latido excessivo, miado, choramingar ou gemer. Muitos animais com muita dor reagem e choram de dor quando uma área específica do corpo é manipulada. Por exemplo, se o seu animal de estimação tiver sofrido uma tensão muscular no ombro, ele geralmente chorará de dor ao tocar ou estender o braço da frente.
Uma dor de estômago também pode causar muita dor e os donos de animais de estimação descobrirão que quando pegarem seu cão ou gato, a reação resultante será a vocalização. Preste muita atenção a essas dicas verbais e, se persistirem ou causarem alarme, consulte seu veterinário.
3-Diminuiçao do apetite
Muitos animais com dor perderão o interesse em comer. Se você está achando que seu animal de estimação está relutante em ir à tigela de comida ou está deixando para trás uma boa porção de seu café da manhã ou jantar, isso pode indicar que seu animal está sentindo desconforto ou tem um problema médico subjacente.
Uma infecção dentária ou doença dentária grave pode ser extremamente dolorosa e resultar em um declínio no apetite. Seria recomendável que você agendasse uma visita veterinária para investigar melhor as mudanças no apetite.
4-Se escondendo
Na natureza, comumente se teoriza que os animais feridos se esconderão dos predadores para aumentar sua chance de sobrevivência. Esses instintos ainda podem ser observados em alguns animais domesticados. Animais de estimação doentes ou doloridos podem tentar se esconder para evitar chamar a atenção para a doença.
Os donos de animais de estimação costumam observar seus cães ou gatos enfiados debaixo de uma nova peça de mobília que normalmente não costuma ir. Fique de olho em seu animal de estimação para essas mudanças de comportamento específicas, pois elas podem ser o sinal de uma condição de desconforto e dor.
5-Letargia
Uma mudança nos níveis de energia ou falta de interesse em atividades normais pode ser uma indicação de dor subjacente. A letargia pode ser identificada quando você observar que o animal passa mais tempo dormindo ou deitado, mais lento para subir e desinteresse em atividades normais, como brincar com brinquedos, entrar na caixa de areia ou fazer caminhadas.
Donos de animais de estimação são os melhores juízes do nível de energia normal de seu próprio animal, portanto, se você observar uma mudança de comportamento, é melhor que um veterinário faça um exame e considere executar exames de rotina para descartar um problema médico subjacente.
Uma vez que nossos queridos animais de estimação não podem nos dizer especificamente quando estão com dor, devemos usar nossas habilidades de investigação para entender melhor quando eles não estão se sentindo bem. Podemos usar certas dicas de comportamento para saber quando é hora de procurar aconselhamento e avaliação veterinária. Quanto mais cedo nós identificarmos sinais de dor ou doença, geralmente teremos o melhor prognóstico para o tratamento de nossos Pet’s.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Os gatos precisam de roupas em épocas de frio?




E muito comum curtirmos fotos de gatos com um belo suéter de frio quando estamos navegando pelas redes sociais, porem na pratica não é tão lindo assim.

Roupas em gatos podem causar um certo desconforto mesmo estando muito frio. Os gatos evoluíram como predadores e presas, é de sua natureza se mover, correr, pular se esconder, se esquivar, caminhar silenciosamente, ou seja, é um animal muito arisco e rápido.

O fato de colocar uma roupa, estamos diminuindo ou atrapalhando essas habilidades para sua sobrevivência.

Não que seja uma regra, mas a maioria dos gatos se sentem irritados quando colocamos roupas, em casos de regiões e ambientes muito frio e gatos com a pelagem curta, alguns até se adaptam.

Porem sempre é bom se lembrar que diferente dos cachorros a natureza dos gatos permite que ele seja ágil, e a roupa acaba inibindo sua agilidade.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Dica simples de como saber se o chão está muito quente para passear com o cachorro.



 Muitas pessoas adoram levar seu cachorro para dar umas voltas, só que muitas delas não levam em consideração a temperatura do chão. Já pensou em sair na rua as 15:00 como sol a todo vapor descalço? Provavelmente irá queimar o pé, essa é a mesma sensação que seu cachorro ira sentir.

Sempre quando for passear encoste as costas de sua mão no chão e tente segurar por 5 segundos, caso não consiga é porque o chão está muito quente para você levar seu cãozinho para passear.
Espere o chão esfriar ou leve ele em locais que possuem grama, que provavelmente estará bem mais fresquinho.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

7 dicas para você levar seu Pet para a viagem e não ter problemas




Nesta época do ano é muito comum recarregar as baterias de um ano estressante com uma bela viajem, e muitas vezes ou, sempre temos que levar nosso cãozinho junto, veja 7 dicas para minimizar alguns prejuízos que podem causar ao seu Pet.

1-     Esteja preparado para ajudar seu Pet a navegar por uma mudança de local.
Se sua viajem tiver várias paradas recomenda-se colocar uma etiqueta de identificação em seu Pet com os seus dados de contato e o lugar onde ficara hospedado, altere sempre a etiqueta quando ficar parado em outro lugar.

2-      Acostume o seu Pet com a caixa transportadora antes de viajar.
Antes de viajar considere levar o seu Pet para passear por alguns instantes dentro da caixa transportadora, se o animal ficar contido ok, tente aumentar o percurso e sempre oferecendo uma recompensa que ele adora.
Se ele estranhar e se estressar, tire-o imediatamente e tente em outro momento, mas não deixe o animal se sentir em um ambiente de confinamento.
Em alguns casos pode até colocar uma cortina sobre a porta da caixa, para evitar estímulos visuais que diminui o estresse e enjoou

3-      Pesquise se as acomodações são para o seu Pet.
No caso de você se hospedar em um hotel ou casa de algum parente, procure se informar se as acomodações permitem animal de estimação, suas férias podem ir por agua abaixo por este pequeno detalhe.

4-      Leve a carteirinha de saúde e vacinação de seu Pet.
Se programe para o inesperado, e os documentos de saúde de seu pet podem ajudar muito em casos de doença ou envenenamento.
Certifique-se com o seu veterinário se é necessária vacinação para o local onde irá viajar.

5-      Programe suas paradas com antecedência.
Em uma viajem longa o animal precisa fazer suas necessidades, tente sempre parar em locais que podem remeter o local onde ele sempre faz suas necessidades, isso irá ajudar para que ele faça todas as suas necessidades. Um local que seja muito estranho ira inibir todas as suas vontades.


6-      Faça as malas do seu Pet.
Fazer as malas para uma viagem não serve apenas para os seres humanos, faça as malas de seu pet, leve seus brinquedos, sua caminha, coberta, bebedouro e comedouro, tente sempre deixar o ambiente o mais familiar possível.
Lembre-se sempre de deixar um local onde seu cão possa relaxar, um local calmo semelhante ao que ele sempre costuma descansar em casa.

7-      Cuidado com a alimentação.      
Os períodos de férias e festas é regado a muita comida, se eduque e eduque seus amigos e parentes a não darem alimentos que podem fazer mal ao seu cachorro, de preferência mantenha seu Pet com ração e comidas de seu gênero, não invente, pois longe de casa os transtornos são maiores.