quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Como proteger seu cão contra os fogos de artifícios de fim de ano.



Quem tem cachorro em casa sabe o desespero que os cães passam na virada do ano, os barulhos dos fogos de artifícios causam pavor e em alguns casos podem ocasionar sérios problemas aos peludos.
O motivo disso é a sensibilidade que os bichinhos têm de audição, diferente de nos seres humanos que já nos adaptamos psicologicamente desde criança que este período é um momento de festa e já temos a certeza que irá ocorrer uma bateria de fogos. Os cães não têm essa mesma percepção que nos, por isso apresentam reações de medo e pavor.
Diante disso existem alguns métodos que podemos fazer em casa para amenizar e deixá-los mais seguros.

·         Algodão no ouvido.
Tente abafar o som dos fogos colocando um tampão de algodão no ouvido de seu Dog, mas cuidado para não colocar muito lá dentro para não machuca-lo, caso o cão seja um pouco agressivo essa ideia não irá colar.

·         Acostume o cão com barulhos altos.
Já sabemos que seus ouvidos são bem sensíveis, e que os barulhos dos fogos representam para eles uma ameaça, então que tal ir acostumando o cão com barulhos? Pegue o celular e coloque perto dele barulhos de fogos bem alto, mas sempre ao lado dele acariciando, tente tranquilizar ele diante de toda a barulheira, ofereça seu petisco favorito, faça isso por vários dias.

·         Prepare um esconderijo para ele.
Deixe um cantinho bem confortável, se possível em um ambiente fechado onde consiga abafar um pouco do barulho para ele se esconder lá no momento dos fogos.

·         De muito carinho a ele nesse momento.
Essa dica vale se você estiver ao lado dele, é a melhor de todas. A bateria de fogos dura em média de 15 a 20 minutos, neste período fique ao lado de seu cão, mostre que você está ali para proteger ele e que nada de ruim irá acontecer.

Outras dicas importantes:
·         Não deixe o animal amarrado.
·         Se tiver mais de um cachorro, fique atento a brigas neste momento de estresse.
·         Tome cuidado com o portão da casa, nesse momento o cachorro pode tentar fugir
·         Não deixe o cão perto de escadas



Nenhum comentário:

Postar um comentário